Bem-vindas ao site Pilote como uma garota!
Bem-vindas ao site Pilote como uma garota!

Moto Habilidade

 Moto Habilidade, treinamento em baixa velocidade, é uma modalidade do motociclismo que tem por finalidade principal tornar o motociclista mais habilidoso e seguro durante a pilotagem na condução da motocicleta. O esporte surgiu na década de 70, na divisa dos Estados Unidos e o Canadá por policiais. 

  

A Moto Habilidade capacita piloto para enfrentar as adversidades do dia a dia, ensina a lidar com o estresse durante pilotagem, dominar a motocicleta através do reconhecimento dos próprios limites físicos e mentais.

A prática acontece em ambiente fechado, a superfície da pista deve ser plana, isenta de detritos, pedras, buracos ou qualquer outro obstáculo para tornar o treinamento mais produtivo e seguro. Os treinamentos são realizados com cones, e de preferência com 50cm de altura.

Os exercícios que são aplicados foram desenvolvidos pela instrutora Lylian Tsai, uma didática de aprendizagem ativando a memória visual, corporal e mental, gerando um condicionamento natural por repetitividade. O aumento do raciocínio e resposta rápida, que chamamos de reflexo, é um dos benefícios alcançado durante o treinamento, assim como o correto posicionamento do corpo e o controle da tríade aceleração, fricção e freio traseiro.

A moto habilidade é aplicada para todos os tipos de motocicletas. As motocicletas de altas cilindradas como Harley Davisdon, Indian e BMW são motos mais pesadas e difíceis de manobrar e requerem maior destreza na aplicação da técnica.

Os equipamentos de segurança utilizados para a prática do esporte são: luvas, botas, jaquetas (opcional), calça comprida e capacete. Para a proteção da motocicleta e do motociclista em motos alta cilindradas e pesadas, é imprescindível os protetores de motor traseiro e dianteiro.